Amapá vacina mais de 85% do público prioritário contra a gripe

0
27

No Amapá, já foram imunizadas mais de 160 mil pessoas do grupo prioritário da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o que representa 85,20% deste público, o percentual mais alto do país. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) divulgou a informação nesta quarta-feira, 31.

Desde 13 de maio, uma força-tarefa do Governo do Amapá impulsionou a vacinação em todos os municípios para combater o surto de síndromes gripais. Na semana passada, mais de 100 mil doses da vacina contra a influenza chegaram ao Amapá em uma remessa enviada pelo Ministério da Saúde atendendo a um pedido do Governo do Estado.

A vacina contra o vírus influenza, que causa a gripe, já está liberada para todas as pessoas a partir dos seis meses. Contudo, o público prioritário, que está mais vulnerável à doença, é composto por idosos, crianças de seis meses a seis anos incompletos, mulheres grávidas e puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, entre outros.

Os dados da SVS-AP mostram, ainda, os municípios com o melhor desempenho e que já atingiram mais de 90% de cobertura vacinal, que é a meta recomendada pelo Ministério da Saúde.

A cidade de Oiapoque teve o alcance de 104,65%, de cobertura, Ferreira Gomes, 98,13%, Amapá 97,58%, Porto Grande vacinou 96,67% da população, Tartarugalzinho 96,11% e Calçoene com 94,95%.

“Estamos muito próximos de atingir 90% de cobertura vacinal em todo o estado do Amapá. As mobilizações do governo e das prefeituras contribuíram para o aumento da vacinação e a expectativa é a de que esse número cresça nos próximos dias”, frisou a superintendente da SVS, Margarete Gomes.

A coordenadora Estadual de Imunizações da SVS, Maria Angélica Oliveira, informou que apesar de a campanha encerrar oficialmente no Brasil nesta quarta-feira, 31, o Amapá irá continuar disponibilizando o imunizante em todos os postos de saúde de todos os municípios.

“Nós estamos trabalhando em ritmo acelerado. Temos tempo e vacina o suficiente para atender à população que deve ficar atenta aos locais e horários de imunização. O reabastecimento dos municípios continua”, frisou Maria Angélica.

Quem não pode tomar a vacina da gripe?

Bebês com menos de 6 meses e pessoas que apresentaram reações alérgicas aos componentes da vacina ou às doses dos anos anteriores não podem receber a vacina da gripe.

Pode tomar a vacina da gripe estando gripado?

Não é recomendado tomar a vacina da gripe estando na fase aguda da doença com quadro febril. Isso se deve à necessidade de evitar que os sintomas da gripe sejam confundidos com os possíveis eventos adversos da imunização. Pessoas com sintomas leves, como coriza e tosse podem e devem se vacinar.

A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e possui elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

Notícia retirada do portal do Governo do Amapá.
Link da matéria no portal do Governo do Amapá
Matéria de Mônica Silva
Fotos de Mônica Silva/SVS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here