Com Arraiá do Povo, Governo do Amapá oportuniza acesso à cultura para crianças de Santana

0
33

Nos olhos inocente das crianças é onde cresce o espírito de São João. Com três anos de história, a quadrilha Associação Cultural Estrela Santanense Kids reúne brincantes de até 12 anos de idade do município de Santana. Os pequenos vão se apresentar no Arraiá do Povo, do Governo do Amapá, junto à quadrilha adulta Estrela Santanense, que, em sua perfomace de 2023, traz o tema infância e São João. 

A quadrilha mirim surgiu no início de 2020 como opção de lazer e cultura para as crianças de famílias em situação de vulnerabilidade. Contudo, devido à pandemia de covid-19, o grupo não teve a oportunidade de mostrar seu talento. Agora, os pequenos voltam às quadras com animação e muita expectativa para a primeira apresentação oficial ao público. 

A pequena Ramilly Batista, de 8 anos, é destaque da quadrilha mirim e faz uma participação especial da quadrilha adulta Estrela Santanense, onde diz estar se divertindo bastante. 

“Eu estou muito animada, pois sou a noiva que conhece o noivo ainda quando criança e depois cresce e vira a noiva adulta, está sendo divertido e eu fico muito bonita com meu vestido cheio de brilho”, conta a pequena Ramilly Batista.

Para o Manoel Augusto, de 10 anos, a melhor parte do São João é a decoração e a brincadeira com os amigos. O garoto representa o noivo dentro da performance da quadrilha.

“É muito bonita a festa com as bandeirinhas e podemos estar entre amigos, nos divertir. Tem muita comida boa também, o que a gente gosta”, conta animado.

Já a animada Ana Paula Amaral, de 9 anos, diz que se apresentar para o público traz nervosismo, mas é também um momento para se divertir. 

“Dá um frio na barriga, mas a gente se solta depois e continua dançando, até quando erramos”, conta.

O organizador do grupo infantil, Henrique Miranda, conta que a participação das crianças no grupo adulto é uma forma de proporcionar aos pequenos uma oportunidade de mostrar seus talentos. 

“Elas estarão junto com nossos quadrilheiros na apresentação oficial porque vemos a necessidade de integrar as crianças à quadra junina. É uma experiência única que envolve brincadeira, mas não só isso, também se aprende disciplina, responsabilidade e companheirismo”, explica Miranda.

O grupo segue animado e trazendo a inocência infantil para as quadras juninas, evidenciando cada vez mais a importância da cultura junina para a proteção social das crianças.

“O trabalho que desenvolvemos garante segurança social, estamos criando um legado onde o São João estará presente na infância delas e, a partir disso, deve seguir por toda a vida, criando essa memória afetiva e esse pertencimento ao projeto”, completa Miranda.

Arraiá do Povo

O Arraiá do Povo acontece do dia 24 de junho à 1° de julho, no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, onde será erguida a Cidade Junina, que terá apresentação de 75 grupos quadrilheiros. O Governo do Amapá destina o investimento de R$2 milhões para as apresentações que movimentam a economia local. 

Notícia retirada do portal do Governo do Amapá.
Link da matéria no portal do Governo do Amapá
Matéria de Rafaela Bittencourt
Fotos de Aog Rocha / GEA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here