‘É uma honra fazer parte da história do nosso estado’, diz pioneira sobre o Amapá 80 anos

0
25

A história da aposentada Maria José Libório, de 83 anos, está entrelaçada à história do Amapá. Quando ela nasceu, no ano de 1940, as terras tucujus ainda faziam parte do estado do Pará. Somente em 13 de setembro de 1943 o governo brasileiro o criou o Território Federal do Amapá.

E foi nesse cenário que a macapaense viveu a infância, a juventude e a vida adulta, criando seis filhos. Pioneira, ela é testemunha ocular do período territorial, da elevação do território a Estado da Federação, em 1988, e de todas as mudanças que vêm acontecendo até os dias atuais.

Maria José foi uma das presenças especiais na abertura da programação “Amapá 80 Anos”, lançada pelo Governo do Estado na última sexta-feira, 2, para celebrar o aniversário de criação do ex-Território Federal do Amapá.

Em uma viagem ao passado, a idosa relembra como eram as primeiras moradias construídas em terras tucujus, na década de 1940.

“As casas eram cobertas com palha, chão batido e as paredes eram de barro. Tudo era muito simples. Mas com a chegada do nosso primeiro governador, Janary Nunes, as mudanças começaram a acontecer, porque essas casas que ficavam na frente de Macapá foram tiradas e a população começou a ocupar outras partes de cidade”, relata a aposentada.

Se hoje a capital tem muitas lojas, veículos, praças, escolas, prédios públicos, ruas pavimentadas e pessoas circulando a todo momento, na época do território, a aparência da cidade era bem diferente.

“O antigo bairro da Favela, que hoje faz parte do Centro, era uma área de montanha. Da Rua Odilardo Silva até a Jovino Dinoá, era um lago, que desembocava na Avenida Padre Júlio. Era um lago enorme que servia para as embarcações entrarem na cidade. Eu comparo esse lago com o Ver-o-Peso, em Belém, onde as embarcações vinham e ficavam ancoradas”, destacou a aposentada.

Desde o período de território até 2023, o que mais impressiona Maria Libório é a velocidade com que o estado vem evoluindo e se desenvolvendo.

“Antes, só tinha chão de terra batida por todo lado. Já hoje, a gente já não pisa na lama, porque só andamos em cima de calçada. Agora, é possível chegar numa ‘carreirinha’ a lugares que antes eram distantes como Campina Grande, Ilha Redonda, Coração e Santana”, diz a idosa.

Maria não esconde o orgulho em ter presenciado toda a transformação do Amapá. Hoje em dia, ela compartilha seus relatos com os 15 netos e 12 bisnetos.

“Para mim, é uma honra fazer parte da história do nosso estado e, nesta idade, ter a oportunidade de ver o crescimento, expansão e progresso do Amapá. Eu amo a minha terra natal. Gosto de tudo aqui. Se do jeito que está hoje, já está bom, imagine no futuro, eu acredito que nos próximos anos o nosso estado vai estar ainda melhor”, ressaltou Maria.

O lançamento do selo do projeto Amapá 80 Anos foi só o início de uma vasta programação para celebrar a emancipação do estado. A previsão é de que as celebrações ocorram até setembro de 2024.

Programação Amapá 80 anos
A programação terá momentos culturais e de construção histórica, como o lançamento do Museu da Pessoa. O projeto inclui uma cápsula do tempo virtual que receberá relatos amapaenses sobre suas projeções para daqui a 20 anos.

Além disso, terá eventos como a feira “Folia Literária do Amapá” e a “Virada Cultural Pop”, festivais e orquestras, e lançamento de editais para o setor cultural. A 52ª Expofeira Agropecuária do Amapá e o carnaval amapaense integram parte dessa história e serão celebrados nestes 80 anos.

A programação terá seu ponto alto no dia 13 de setembro de 2023, quando se comemora o dia de elevação do Amapá à condição de estado da federação.

Confira a programação Amapá 80 anos:

  • Selo Comemorativo Amapá 80 Anos
  • Cápsula do Tempo
  • Museu da Pessoa
  • Canção Temática Comemorativa Amapá 80 Anos
  • Virada Cultural Festival da Cultura POP
  • Folia Literária
  • Orquestra Popular do Amapá
  • Casa dos Ritmos Tradicionais do Amapá
  • Festival da Imigração e Culturas
  • Música de Fronteira – Encontro Internacional de Música no Amapá
  • Corrida Amapá 80 Anos
  • Parque Casa do Governador

Notícia retirada do portal do Governo do Amapá.
Link da matéria no portal do Governo do Amapá
Matéria de Kelison Neves
Fotos de Israel Junior/GEA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here