Governador Clécio Luís dá boas-vindas aos 9 juízes substitutos empossados pelo Tjap

0
29

O Amapá recebeu 9 juízes substitutos nesta sexta-feira, 30, para reforçar a atuação do judiciário. O governador Clécio Luís, convidado da cerimônia de posse do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), deu as boas-vindas e ressaltou a importância de considerar nas decisões a importância da floresta e de quem vive nela.

“Recebê-los para esta missão no Amapá é um bom passo para que eles se integrem à nossa realidade, ao nosso jeito de viver. Isso garante, para além da boa técnica e da retidão, que eles vão compreender esse universo que nós vivemos na Amazônia. Precisamos construir consensos em favor do Amapá, encontrar alternativas econômicas que respeite o ambiente natural e que também considere que aqui vivem vidas humanas, e isso também pode passar pela atuação destes magistrados”, afirmou.

Os empossados foram aprovados no 10º Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Amapá. O primeiro lugar foi conquistado pela, agora, juíza Sara Zolandek. Na sessão solene desta sexta-feira, ela discursou emocionada em nome dos empossados, citando o respeito à Amazônia.

“O Amapá é um estado recente, de pequena população, mas gigante em natureza. Ao conhecer o Rio Amazonas em 2022, duas palavras me vieram à mente, respeito e humildade. Nenhum cargo nos torna mais ou menos importantes, mais ou menos humanos. A natureza nos ensina que devemos respeito a todas as vidas que compartilham a vida neste planeta. Nossas decisões impactarão diretamente o local mais importante da terra. Os amapaenses nos receberam como só uma mãe recebe seu filho que retorna para casa. Sem nunca ter pisado aqui, me senti voltando para cá”, falou.

Na cerimônia, cada novo magistrado fez o juramento, teve lido seu termo de posse e recebeu a própria toga. A chegada dos 9 juízes ao quadro de servidores públicos do Judiciário representa um reforço à atuação do Tribunal amapaense.

“O quadro do nosso tribunal estava incompleto há muito tempo. O último concurso ocorreu em 2017, fato este que sobrecarregava os membros, impossibilitando com que nossas decisões fossem tomadas de forma célebre e eficaz. Assim, é com imensa satisfação que ora concedemos a posse dos novos juízes e juízas substitutos. Certamente eles contribuirão para que a prestação jurisdicional seja entregue de forma a contento. O que se espera dos novos juízes é que emanem decisões éticas, justas, equilibradas, responsáveis e efetivas diante dos desafios”, comentou o presidente do Tjap, desembargador Adão Carvalho.

Notícia retirada do portal do Governo do Amapá.
Link da matéria no portal do Governo do Amapá
Matéria Da Redação
Fotos de Israel Cardoso Jr./GEA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here