Governador Clécio Luís nomeia 141 novos servidores para reforçar o sistema penitenciário do Amapá

0
28

O governador do Amapá, Clécio Luís, nomeou 141 novos servidores para o Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen), na última terça-feira, 13. Para o chefe do Executivo estadual, o reforço representa avanços na segurança pública para que o sistema penitenciário cumpra o seu papel, que é de ressocialização.

Clécio Luís ressaltou que o Governo do Estado vai ativar, em breve, uma nova unidade prisional, com mais dois pavilhões, totalizando 448 novas vagas. Por isso, é necessário o reforço de novos funcionários públicos.

“Temos uma missão, que é recuperar aquelas vidas, porque são pessoas que um dia vão voltar para nossa sociedade. Esses novos servidores chegam com o que é fundamental, o espírito público, para servir à população. Eles farão toda a diferença no sistema prisional do Amapá”, destacou Clécio.

Após a nomeação, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) realiza a posse dos novos servidores a partir desta quarta-feira, 14. Entre os nomeados, estão 138 policiais penais e três educadores sociais penitenciários. Já nomeada como policial penal, Etiene Sanches aguarda o momento da posse.

“Temos muito o que comemorar, afinal o curso de formação foi muito difícil e foi um divisor de águas para gente. Vamos poder somar com a segurança pública e prestar um serviço de qualidade”, disse Etiene.

Os novos servidores compõem a segunda turma do concurso do Iapen e fazem parte do quadro de cadastro reserva. Logo após a posse, eles serão lotados no chamado na atual estrutura da penitenciária, mas, em breve, serão transferidos para nova estrutura que está em fase de acabamento.

O certame

As provas do concurso do Iapen foram realizadas em 2018, com mais de 26 mil candidatos inscritos, com oferta inicial de 110 vagas imediatas e 3.131 de cadastro reserva. O certame foi homologado em 2019. Há cinco anos, Wilson Pontes mantinha a expectativa de nomeação.

“É uma vitória para toda nossa família, afinal nossa vida irá mudar por completo, nós estamos assumindo uma tarefa muito importante na sociedade, afinal, vamos somar com uma área importante e que estava precisando de reforço”, disse Pontes.

Participaram da solenidade o secretário de Segurança Pública, José Neto; o diretor do Iapen, Luís Carlos; os deputados estaduais, Jory Oeiras e Paulo Nogueira; e o secretário de Estado de Administração, Paulo Lemos.

Notícia retirada do portal do Governo do Amapá.
Link da matéria no portal do Governo do Amapá
Matéria de Adryany Magalhães
Fotos de Gabriel Maciel/GEA e Jorge Júnior/GEA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here