Governo abre inscrições para artesãos do Amapá participarem da Fenearte 2023, em Olinda

0
25

São 7 vagas disponíveis. Período para se inscrever inicia na segunda-feira, 22, de forma presencial ou on-line.

O Governo do Estado inicia nesta segunda-feira, 22, as inscrições para artesãos interessados em participar da 23ª Feira Nacional de Negócio do Artesanato (Fenearte 2023), considerada a maior feira de artesanato da América Latina. São 7 vagas para trabalhadores do Amapá que produzem peças em argila, madeira, sementes, fio e fibra, escama, fio e tecido. Os pré-requisitos e os formulários de inscrição estão disponíveis no edital.

CONFIRMA AQUI O EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO

As inscrições vão até sábado, 27. É possível se inscrever presencialmente, de segunda a sexta, das 9h às 13h e sábado, das 14h às 17h, na Sala de Consignação da Casa do Artesão, no Centro de Macapá. 

Outra opção é se inscrever on-line. Nesse caso, o artesão interessado deve encaminhar a ficha de inscrição e os documentos exigidos no edital para o endereço artesanato@sete.ap.gov.br, das 0h de segunda-feira, 22, até às 23h59 de sábado, 27. 

Fenearte 2023

O evento ocorre de 5 a 16 de julho no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). O tema deste ano será “Louceiros de Pernambuco”, um resgate histórico às origens da arte do barro no estado nordestino.

“É uma grande oportunidade que os artesãos amapaenses têm para mostrarem seus produtos ao Brasil e para o mundo e fecharem bons negócios”, disse Ezequias Costa, secretário de Estado de Trabalho e Empreendedorismo.

Das  sete vagas disponíveis para o Amapá, duas são para peças em argila; duas em madeira; duas para sementes, fio e fibra e escama; e uma vaga para fio e tecido/técnica de reutilização.

Pelo edital, os artesãos selecionados deverão arcar com despesas de passagens, translado, alimentação e embalagens para o armazenamento e venda das peças que estarão em exposição. A Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) ficará responsável pelo transporte das peças de Macapá até o local da Fenearte e o retorno das peças não comercializadas, além da confecção de camisas para o uso dos artesãos selecionados.

Requisitos

Para participar, o artesão individual deve ser maior de 16 anos, residir no Amapá, ser cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e com a Carteira Nacional de Artesão dentro do prazo de validade no momento da inscrição, entre outros pré-requisitos.

Os selecionados para a Fenearte devem participar da oficina “Como participar de feiras”, possuir máquina de cartão ou PIX e nota fiscal. Uma Comissão Especial de Seleção (CES), nomeada por meio da portaria da Sete, será responsável pela análise, avaliação da documentação e fotos dos produtos artesanais dos artesãos participantes do Edital de Chamamento Público.

Pelo edital, a lista provisória com o nome dos selecionados por ordem de classificação será divulgada dia 30 de maio e a definitiva até o dia 5 de junho.

O estande do Amapá na Fenearte 2023 foi garantido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado à Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia.

Notícia retirada do portal do Governo do Amapá.
Link da matéria no portal do Governo do Amapá

Matéria de João Clésio
Fotos de Ascom/Sete

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here