Governo do Amapá adquire respiradores mecânicos e monitores para tratamento de pacientes com síndromes respiratórias 

0
25

Equipamentos chegaram ao estado na madrugada deste sábado, 20, e serão distribuídos estrategicamente entre quatro unidades de saúde.

O Governo do Amapá adquiriu 15 respiradores mecânicos e 12 monitores hospitalares para ampliar atendimentos de média e alta complexidade  no estado. Os aparelhos chegaram na madrugada deste sábado, 20, por transporte aéreo e serão distribuídos estrategicamente para o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), o Pronto Atendimento Infantil (PAI), o Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) e o Hospital Estadual de Santana (HES).

As quatro unidades de saúde são responsáveis por receber pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que atinge, principalmente, crianças. O respirador mecânico é utilizado quando o paciente tem dificuldade para respirar sozinho e cumpre a finalidade de funcionar como uma espécie de pulmão artificial. Já o monitor hospitalar é responsável por aferir os sinais vitais e informações importantes acerca do estado do paciente em acompanhamento.

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, a aquisição desses aparelhos amplia a capacidade de atendimento das unidades.

“Estamos trabalhando diariamente para suprir a necessidade dos nossos pacientes, seja ampliando leitos ou fazendo a aquisição de mais equipamentos para o estado”, enfatiza a secretária.

Síndromes gripais
O Governo do Amapá declarou situação de emergência devido ao surto de síndrome gripal que atinge, principalmente, as crianças com menos de seis anos de idade. Desde o dia 13 de maio, o Estado já ampliou o número de leitos infantis, adquiriu equipamentos, reforçou escalas de plantão e está em tratativas com o Governo Federal para trazer mais profissionais de saúde.

Os dados epidemiológicos apontam que, de janeiro até a primeira semana de maio deste ano, o Amapá teve aumento de 53,11% nos casos de síndrome gripal, e 108,33% evoluíram para as formas mais graves da doença, comparado ao mesmo período de 2022.

Notícia retirada do portal do Governo do Amapá.
Link da matéria no portal do Governo do Amapá

Matéria de Paolla Gualberto
Fotos de Aog Rocha/GEA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here