Governo do Amapá lança 1ª Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural para aperfeiçoar ações da agricultura familiar

0
40

O Governo do Amapá lançou na quarta-feira, 19, a 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural para aperfeiçoar e consolidar as políticas públicas de desenvolvimento do setor produtivo e da agricultura familiar. O início das atividades reuniu produtores rurais, técnicos e engenheiros do setor no Parque de Exposições da Fazendinha.

Sob coordenação do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap),  foram apresentadas as dinâmicas que irão direcionar a construção de diretrizes, identificar prioridades e traçar estratégias para os desafios da extensão rural nos municípios do Amapá.

“Queremos mostrar para os nossos produtores que vamos estar junto com eles, para orientá-los e garantir uma boa produção. Mas, para isso, estamos garantindo ao setor, através dessa conferência, quais os caminhos prioritários que devemos ter em relação ao melhoramento do nosso trabalho em relação à agricultura familiar”, disse o diretor-presidente do Rurap, Dorival Santos.

Santos acrescenta que, agora, o próximo passo são debates nas localidades do interior do estado, começando pelos municípios de Vitória e Laranjal do Jari, já no mês de agosto. Serão 24 ciclos, com escolhas de delegados e representantes, para realização da conferência estadual.

Para a agricultora e presidente da Associação de Extrativistas de Santana, Dejanira Ferreira, as discussões sobre extensão rural necessitam da ampla participação dos produtores. “Necessitamos muito da assistência técnica no campo e esperamos que nesta ação possamos ter um único caminho de atividades para a agricultura”, disse.

Novos incentivos para o setor rural

A extensão rural no estado possui mais de 200 técnicos e engenheiros, distribuídos em 21 escritórios nos 16 municípios. Um dos incentivos para a ampliação das atividades no municípios foi a aquisição de 15 pick-ups, por meio de articulação do senador Davi Alcolumbre

Em abril, o Governo do Estado também garantiu investimentos de R$ 2,3 milhões, por meio de cooperação com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), para aquisição de equipamentos tecnológicos que vão beneficiar pequenos criadores da pecuária.

Notícia retirada do portal do Governo do Amapá
Link da matéria no portal do Governo do Amapá
Matéria de Weverton Façanha
Fotos de Jorge Júnior/GEA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here