Governo do Amapá leva assistência social para famílias de pacientes com síndromes respiratórias internados na rede pública

0
27

Em mais uma ação emergencial para amparar pacientes internados com síndromes gripais, o Governo do Estado leva auxílio para pessoas em vulnerabilidade social que fazem o tratamento na rede pública hospitalar. A maior parcela do público é formada por crianças com menos de 6 anos de idade, que também é a população mais atingida pelo surto de doenças respiratórias.

Para assegurar as condições básicas de dignidade para mães e bebês, a Secretaria de Assistência Social está levando as ações do programa “Acolher Amapá”, que incluem a distribuição de três tipos de kits voltados à higiene da criança, do adulto, e à segurança alimentar após a alta do paciente.

As equipes fazem o levantamento preliminar nos hospitais da Criança e Adolescente (HCA), Estadual de Santana (HES), Mãe Luzia (HMML) e no Pronto Atendimento Infantil (PAI) para traçar o perfil socioeconômico das famílias que serão atendidas.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, o foco permanente é nas unidades com maiores índices de internações pelas síndromes síndromes gripais.

“Há famílias em situação de vulnerabilidade que estão agora nos hospitais, mães do interior do estado que não têm família na capital e enfrentam dificuldades, e nesse sentido é que o Acolher Amapá entra. É para, em conjunto com as equipes de saúde, apoiar essas famílias”, reforça a gestora.

Para a diretora do HCA, Cleude Rodrigues, o acompanhamento socioassistencial resulta, também, em maior qualidade na recuperação dos pacientes.

“As assistentes do hospital monitoram esses casos e, para nós, é de suma importância que essas mães e crianças tenham apoio para passar com mais dignidade o período de internação dentro do hospital”, pontua Cleude.

O kit de higiene da acompanhante inclui sabonete, escova dental, creme dental, absorvente, toalha de banho, papel higiênico e desodorante. Já para os bebês, são óleo para a pele, pomadas para cuidados com assaduras, fraldas, sabonete neutro sem cheiro e cotonete.

Após o paciente receber alta, as famílias em situação de insegurança alimentar também receberão cesta de alimentos, como arroz, feijão, óleo, leite, macarrão, carne charqueada, conserva de carne, sal, açúcar, café, bolacha salgada, bolacha doce, farinha, complemento alimentar, margarina e milharina.

Acolher Amapá
O programa Acolher Amapá é um pacote de ações do Governo do Amapá para levar à população vulnerável nos 16 municípios mais de 100 serviços desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social.

Diversas frentes de promoção da cidadania são trabalhadas em ações permanentes e itinerantes, como atualização de dados e expansão de programas como o Renda Para Viver Melhor e Aluguel Social, fortalecimento das entidades socioassistenciais, entre outras.

Notícia retirada do portal do Governo do Amapá.
Link da matéria no portal do Governo do Amapá
Matéria de Jamile Moreira
Fotos de Jamile Moreira/Sesa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here