‘Me preparei muito para viver esse momento’, diz jovem que fará o papel de São Jorge na Festa de São Tiago

0
24

Este ano, o mazaganense John William Ferreira dos Reis, de 29 anos, terá papel de destaque na tradicional Festa de São Tiago, que ocorre de 16 a 28 de julho, na Vila de Mazagão Velho. Ele é responsável em dar vida à figura de São Jorge, nas encenações e nas batalhas junto com o protagonista, São Tiago.

A festividade, que reúne centenas de visitantes na cidade, recebeu investimento de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado para a realização de toda a programação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

John explica que o nome dele foi sorteado para o papel no dia 15 de agosto de 2022. É nessa data, quando se celebra o Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira do município de Mazagão, que acontece o sorteio das figuras principais da Festa de São Tiago do ano seguinte.

O jovem conta que a preparação para encarnar o guerreiro Jorge iniciou logo após o sorteio. Entre outros pontos, precisa treinar montaria a cavalo para fazer bonito nas apresentações, que incluem a participação no círio e nas encenações das batalhas entre mouros e cristãos.

“Desde o início, me preparei muito para viver esse grande momento. É uma oportunidade que temos somente uma vez na vida, então é preciso fazer bonito. Toda a encenação faz parte da nossa história e tradição”, diz, orgulhoso do posto.

A família dele é um dos maiores incentivadores. Nessa “torcida organizada” estão a mulher, Fabíola Marinice e o filho, o pequeno Willian Ravi Videira dos Reis, de 2 anos. No contexto da Festa de São Tiago, São Jorge foi incluído nas encenações das batalhas por se tratar de um santo guerreiro e cavaleiro.

Tradição fomentada pelo Governo do Estado

Este ano, a Festa de São Tiago completa 246 anos de fé e tradição. Com o investimento do Governo do Estado, o valor garante a estrutura de palco, cercas de contenção, sonorização, aluguel de cavalos para as encenações, aquisição de material e confecção das indumentárias, incluindo a Festa das Crianças.

Tradição vinda da África ainda no século 18, a Festa de São Tiago retrata a história de um soldado anônimo que lutou ao lado dos cristãos e garantiu a vitória na Guerra Santa contra os mouros. A festividade mistura as cerimônias religiosas com cavalaria e teatro a céu aberto, encenado pelos próprios residentes da cidade histórica, durante os 13 dias ininterruptos de programação, que acontece de 16 a 28 de julho.

Por meio da articulação do Governo do Estado, o tradicional festejo foi incluído no Calendário Nacional de Ministério do Turismo, uma ferramenta on-line que reúne os principais eventos de todo o país.

Notícia retirada do portal do Governo do Amapá.
Link da matéria no portal do Governo do Amapá
Matéria de Gabriel Penha
Fotos de Gabriel Penha/GEA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here