Museu Sacaca recebeu cerca de 15 mil visitantes no primeiro semestre de 2023

0
21

O Museu Sacaca recebeu cerca de 15 mil visitantes no primeiro semestre de 2023. O espaço é administrado pelo Governo do Amapá e reúne cultura, história e ciência em meio à natureza em plena zona urbana da capital, possibilitando uma imersão na cultura dos povos tradicionais, como ribeirinhos e indígenas. 

Os dados sobre as visitas ao local apontam que, de janeiro a junho de 2023, 77% dos visitantes do museu são amapaenses, a maior parte, estudantes. Já entre os estrangeiros, se destacam os cidadãos da Guiana Francesa e da França metropolitana, devido à fronteira com o país europeu. 

Por ser um espaço que abriga áreas que representam a diversidade animal, ambiental e histórica da cultura popular amapaense, o Museu Sacaca se torna um dos principais pontos de visitação de estudantes de escolas públicas e particulares. O relatório aponta que, a cada mês deste primeiro semestre, a média de visitas desse público foi de 1,8 mil pessoas.  

“A gente pode observar, ao longo dos meses, o aumento contínuo de visitação, principalmente por esse nosso público local. Tem vários municípios que trazem suas escolas para visitar o museu”, detalhou o guia turístico do espaço, Sandro Borges.  

Mês a mês

Em janeiro, de acordo com o relatório de visitantes do Museu Sacaca, 3.425 pessoas passaram pelo local. Já em fevereiro a quantidade de visitantes caiu pela metade, chegando a 1.697. Em março, foram 2.186 pessoas. 

Em abril, com as comemorações de aniversário dos 21 anos do espaço, o número de visitantes foi de 3.034. Já em maio, devido à participação do Sacaca na Semana Nacional dos Museus, 2.032 pessoas estiveram no local. Junho foi marcado pela visitação de grupos escolares e fechou o semestre com 2.354 visitantes.

Serviço

O Museu Sacaca está localizado na Av. Felíciano Coelho, 1509, bairro Trem, na Zona Sul da capital. O espaço fica aberto para visitação das 8h30 às 17h30 de segunda a domingo.

Notícia retirada do portal do Governo do Amapá.
Link da matéria no portal do Governo do Amapá
Matéria de André Silva .Colaboradores: Rafaela Bitencourt
Fotos de Maksuel Martins/GEA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here