No Dia Mundial do Meio Ambiente, Governo do Amapá inicia programação do Junho Verde 2023

0
23

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 5, o Governo do Amapá deu início à programação do Junho Verde 2023, com eventos que chamam a atenção para a necessidade de cuidar dos recursos naturais. Ao longo do mês, a população do estado mais preservado do Brasil terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre temas como bioeconomia e manejo florestal por meio de palestras, blitze educativas, ações sociais e mutirões de limpeza em Áreas de Proteção Ambiental (APA).

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) coordena o Junho Verde, que, em 2023, traz o tema “Educação e Meio Ambiente: Pilares para o Desenvolvimento”. O objetivo é levar para os amapaenses o debate sobre as práticas sustentáveis e seus reflexos nas atuais e nas futuras gerações, promovendo um espaço de aprendizado e reflexão.

A programação começou com uma palestra sobre gestão de fundos governamentais, ministrada pelo professor, empreendedor, palestrante e conselheiro da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), Rafael Vargas. Ele destacou a importância da gestão eficiente desses fundos para impulsionar o desenvolvimento socioambiental.

“A gestão de fundos governamentais é um desafio, mas com as abordagens adequadas e o comprometimento necessário, é possível alcançar resultados significativos”, pontuou Vargas.

A secretária de Meio Ambiente, Taísa Mendonça, enfatizou que o Junho Verde intensifica debates necessários sobre a questão ambiental no Amapá, especialmente quando se trata de crescimento econômico aliado à preservação dos recursos naturais, estimulando o engajamento ativo da sociedade na busca por soluções sustentáveis.

“O evento concentrará diversas atividades já desenvolvidas diariamente pela Sema com o objetivo de equilibrar a preservação ambiental e o desenvolvimento do estado”, disse Taísa.

Além disso, o Junho Verde destaca a relevância de despertar a consciência sustentável desde a infância, por isso, a programação inclui ações de educação ambiental voltadas, também, para as crianças. O coordenador de educação ambiental da Sema, Airá Santana, enfatizou que esse começo, falando de um assunto tão importante e necessário, revela o potencial e a qualidade dos demais dias do evento.

“A palestra magna sobre gestão de fundos governamentais deu uma prévia de como serão os outros momentos da programação que planejamos”, concluiu Airá.

A participação está aberta aos órgãos da administração direta e indireta, acadêmicos e à comunidade em geral, com certificação para os participantes. A programação completa, inscrição e credenciamento para participar das atividades está disponível em: https://intra.sema.ap.gov.br/junhoverde2023/

Conscientização

O Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, representa um marco importante na conscientização global sobre os problemas ecológicos. Desde então, tem sido uma oportunidade anual de reflexão e ação para promover a proteção dos recursos naturais e a preservação do planeta.

O mês de junho se torna, assim, uma oportunidade ímpar de aprendizado, troca de experiências e conscientização coletiva.

Notícia retirada do portal do Governo do Amapá.
Link da matéria no portal do Governo do Amapá
Matéria de Cristiane Nascimento
Fotos de Cristiane Nascimento/Sema

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here