Prefeito Bala Rocha faz um balanço das ações da Prefeitura em 2022.

0
68

O prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha, esteve no programa “Fala Santana” da rádio Onda Livre, com o apresentador Carlos Carmezim, para uma avaliação e prestação de contas da sua gestão até agora.

Bala é apontado como um dos melhores gestores da história do município pela sua visão empreendedora e política, além de vasta experiência que adquiriu como deputado estadual e federal. Bala atribui o sucesso de sua gestão a diversas parceria realizadas pela prefeitura. “Santana é uma cidade em reconstrução, muitas coisas ainda precisam ser feitas. Sou apenas um coordenador e líder. Deus tem abençoado e a população tem me ajudado também, assim como as parcerias com as autoridades. A câmara de vereadores também tem ajudado muito. Nosso projeto é pelo resgate da autoestima e poder soltar a voz para dizer: Santana eu te amo”, explicou o prefeito.

RECONHECIMENTO

Durante o programa, a delegada Luiz Maia comentou sobre as ações da prefeitura para a questão das mulheres. Segundo ela, o prefeito tem acertado nas políticas para mulheres que ajudam a polícia a dar apoio a vítimas em situação de violência. Ainda sobre segurança pública, Bala anunciou o projeto de lei que cria a Guarda Municipal de Santana, e que deve ser sancionado na segunda-feira (12).

Ele também convidou a população para participar de audiência pública sobre o projeto Cidade Inteligente. “O foco segurança e iluminação pública. Queremos 100% da cidade com lâmpadas de LED. A empresa que ganhar (a licitação), vai ter concessão para manter a iluminação e realizar a manutenção do sistema. Vamos colocar câmeras de segurança na cidade. Internet wi-fi nas praças”, afirmou o prefeito.

O Deputado Estadual eleito Paulo Nogueira, também participou e cumprimentou o prefeito Bala. “Dia 30 tivemos o dia do evangélico e fizemos uma grande mobilização, igreja e comunidade, aquecendo a economia. Quero agradecer pelas obras, por todo o trabalho. Estaremos ajudando o prefeito Bala nessa caminhada para executar melhorias em Santana”, conclui o parlamentar.

RESPONDENDO OUVINTES

O prefeito respondeu perguntas do cidadão santanense e esclareceu que a prefeitura valoriza a parceria e precisa dessa relação com a população para executar os projetos no município. Bala contou que em no máximo 15 dias deve dará ordem de serviço para a construção de uma UPA 24hr.

Na cultura, o prefeito anunciou a instalação de unidades das escolas Walkiria Lima, Candido Portinari e Danielle Miterrant. Ele também confirmou o Réveillon na cidade com atrações nacionais e locais. Santana aprovou também, o sistema municipal de cultura e segundo o gestor, agora o município deve ter um fundo municipal exclusivo para a pasta.

OBRAS E NOVOS PROJETOS

Outro projeto anunciado foi o “Colorido Santana”. Segundo o prefeito Bala, a intenção é a valorização da comunidade local. O projeto irá oferecer cursos e treinamentos para formar pintores e incentivar a pintura das casas da comunidade, criando assim uma atração turística. Para o gestor do município, a mudança na realidade das comunidades só acontece quando há oportunidade de renda e esse projeto deve movimentar a economia nessas regiões.

Sobre as diversas obras em andamento em Santana, Bala afirmou que as comunidades do Ambrósio, Elesbão, Nova União e Matapi Mirm já estão recebendo passarela de concreto. Também anunciou que em 2023, será feita uma macrodrenagem para limpar áreas de ressaca. A iniciativa visa também construir bacias para escoar a água das chuvas e acabar com os problemas de alagamentos no município. “Temos várias etapas, a mesma da Av Nilo Coelho, da Mario de Andrade, Antônio Vilela e a Tocantinópolis, e em outra etapa está a Ubaldo Figueira, o final da Avenida Santana e Parque das Laranjeiras, contempladas por essa emenda grande do senador Davi. Já estamos com parte dela aprovada na Caixa e só podemos licitar quando aprovar todas as etapas. São 8 etapas. Cada trecho da cidade é uma etapa. Estamos executando três e vamos entrar com mais 2; Elesbão e Matapi Mirim em 2023. Até o final de 2024 queremos ter 100% de passarela de concreto em Santana. É o que eu chamo de mobilidade humana” conclui o prefeito.

FALTA DE ÁGUA

Questionado sobre a situação da falta de água, Bala explica que o sistema foi privatizado e que a prefeitura agora tem um papel de fiscalizar e cobrar. Bala chamou a situação de “tragédia” e confirmou que tem reunido com a empresa responsável e que vai continuar cobrando melhorias e perspectivas de solução.

A GESTÃO

O prefeito finalizou a participação afirmando a importância da ajuda da equipe da prefeitura que segundo ele, tem feito um excelente trabalho, além das parcerias com GEA, Governo Federal, vereadores, deputados e demais autoridades. “Hoje eu tenho humildade para entender que melhorias só são possíveis quando aceitamos ajuda. Temos o senador Davi com várias emendas, o governo do estado que sempre nos apoia, nossos vereadores sempre pensando no melhor para o município e claro, a população que tem sido grande parceira nessa luta. E a essas pessoas eu sou muito grato”, finalizou o prefeito Bala Rocha reafirmando o compromisso de trazer o melhor para a população de Santana.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here